sábado, 9 de julho de 2011

9/07/11


Imagem do dia: um salgueiro-chorão.
Sobre a imagem: o salgueiro-chorão é uma árvore nativa da Ásia, da família dos salgueiros, podendo chegar a 25 metros de altura. Diferente do que aparenta, ele tem curta longevidade, mas crescimento rápido. Este salgueiro tem uma importância religiosa grande, especialmente na culturas celta e chinesa. Os celtas representavam o salgueiro como uma letra semelhante ao "S". Para os chineses, a árvore é símbolo da imortalidade.
Frase do dia: "A pintura é a poesia sem palavras." Voltaire.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

8/07/11


Imagem do dia: Lêmure-de-cauda-anelada com filhotes.
Sobre a imagem: o lêmure-de-cauda-anelada é uma das espécies mais famosas de lêmure, e é endêmico de Madagascar. Apesar de parecer um marsupial, o lêmure é um primata. É onívoro e diurno. Solta forte cheiro para demarcar seu território. Está presente apenas em uma pequena parte ao sul de Madagascar. Há vários nesta região, mas seu estado é um tanto preocupante pois esta região é muito pequena.
Frase do dia: "Só sei que nada sei!" Sócrates.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

7/07/11


Imagem do dia: Pintura de Edward Henry Potthast.
Sobre a imagem: Edward Potthast foi um pintor impressionista estadunidense (1857-1927). Não é muito conhecido, mas possui quadros muito interessantes. Lembrando que são obras impressionistas, ou seja, é melhor ver de longe. Essa pintura foi feita em 1914, e retrata Coney Island, em Nova Iorque.
Frase do dia: "Não se espante com a altura do voo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar." Santos Dumont.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

6/07/11


Imagem do dia: um sambaqui.
Sobre a imagem: os sambaquis são montes de conchas e outros materiais calcários construídos pelo homem. Podem ser bem pequenos ou maiores, como o da imagem. São mais comuns no litoral do Oceano Atlântico, mas existem sambaquis no litoral do Pacífico e até na Europa. Não se sabe ao certo porque eles foram construídos, nem por quem. Muitos dizem que foram os indígenas, a poucos séculos atrás. Porém, estudos recentes mostram que alguns podem ter sido criados por volta de 2500 a.C.! Com a ação do tempo, as conchas acabam se fossilizando e muitas vezes a vegetação cresce sobre os sambaquis.
Frase do dia: " Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias. " Lao-Tsé (ou Lao-Tzu), filósofo chinês (viveu a.C.)

terça-feira, 5 de julho de 2011

5/07/11


Imagem do dia: Mosteiro Taktsang (ou Taktshang).
Sobre a imagem: o mosteiro Taktsang fica no Butão, um pequeno país da Ásia encravado entre a China e a Índia. Segundo a lenda budista, este templo foi construído pelo Guru Padmasambhava, no século VIII. Ele teria chegado nesta encosta na garupa de um tigre voador, e lá teria meditado durante três meses seguidos. É incrível como este templo se mantém firme e forte nesta encosta!
Frase do dia: "Tempo: se me perguntam, digo que sei, se tenho de explicar, digo que não sei." Santo Agostinho.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

4/07/11


Imagem do dia: Arco Triunfal de Pyongyang.
Sobre a imagem: para os que não sabem, Pyongyang é a capital da Coreia do Norte. Este arco do triunfo, muito semelhante ao original, da França, foi construído em 1982 para comemorar a resistência coreana em relação ao domínio japonês (em especial ao líder Kim II-sung). Suas dimensões foram planejadas para que fosse maior que o francês. (uma imagem do francês para quem não se lembra):


Pois é, lá boa parte da população passa fome enquanto os membros do governo (classe alta etc.) comem caviar e constroem arcos gigantes... Bem pior que o Brasil...
Frase do dia: "Perder tempo é estragar a vida." Franz Kafka.

domingo, 3 de julho de 2011

3/07/11


Imagem do dia: Sun mingming.
Sobre a imagem: Sun mingming é maior jogador de basquete do mundo, com 2,36m. Joga no Beijing Ducks, e praticamente não precisa pular para enterrar, como podemos ver nesse vídeo:

Frase do dia: "Compara-se muitas vezes a crueldade do homem à das feras, mas isso é injuriar estas últimas." Fyodor Dostoyevski, escritor russo.