terça-feira, 30 de agosto de 2011

Balalaica

Bem, começarei a série com este instrumento aparentemente primitivo: a balalaica. Ela já apareceu como imagem do dia, mas não falei muito sobre ela. Eis a mesma imagem daquela postagem, para os que não viram:

Como podem ver, é um instrumento de cordas (com apenas três delas), com a caixa de ressonância triangular e com uma pequena curvatura, "barriga" na parte traseira. Fica mais fácil de entender olhando a imagem ao lado. É de origem russa, e é um dos símbolos da música deste país. Possui cinco versões, desde a piccolo (mais aguda e menor) a contrabaixo (mais grave e maior). Podem ser tocadas com os dedos ou com palheta, mas as graves geralmente são tocadas apenas com palhetas de couro.
















A balalaica deste senhor é uma "contrabaixo". Você deve estar pensando que este instrumento é muito limitado devido às suas três cordas, mas mudará de ideia vendo alguns vídeos do gênio da balalaica, Alexei Arkhipovski:



É uma pena que ele não ganhe o reconhecimento que merece, afinal ele é um grande músico e só não é tão famoso porque toca um instrumento desconhecido. Mas isso é uma coisa boa, afinal ele está ajudando a manter a tradição da balalaica. A balalaica foi proibida nos EUA durante a Guerra Fria! Na próxima postagem falarei sobre outro instrumento musical pouco conhecido...

Você sabia que a densidade de Saturno é tão baixa que, se houvesse uma piscina grande o suficiente para ele, ele flutuaria?

Um comentário:

  1. Olha que essa o "Estude Aqui"arrasou! Eu nunca vi este instrumento assim de perto. Já tinha ouvido falar nele, mas só agora reparei melhor no seu designe... Ele não tem buraco como o violão... é pequenino... e eu gostei do som!!! Agora vejam só que até os instrumentos penam por causa da política ignorante dos povos!!! Para o planeta que eu quero descer!!! Mas eu não vou para Saturno que pelo jeito ele foi feito de ISOPOR !!!

    ResponderExcluir